A região de Žatec é mundialmente famosa pela qualidade dos seus lúpulos, estando o seu cultivo documentado desde o Séc. X. A pedra angular desta Cervejeira foi colocada em 1798, no local de um castelo destruído. Iniciou-se a produção em 1800.

Zatec utiliza  as tradicionais cubas abertas e de baixa fermentação (e que ocorre no fundo da cuba), o que permite que o verdadeiro sabor fique com a cerveja.

Os tanques de “lagering” (instalados em 1835) mantêm-se na horizontal, permitindo que alguns dos açúcares do malte permaneçam na cerveja, criando um paladar mais cheio e mais complexo.

A fermentação ocorre a 25 metros abaixo da terra, o que é considerado ideal para a manutenção das condições de frio consistentes necessárias  para a fermentação da cerveja do tipo lager. O processo original e os ingredientes autênticos geram um equilíbrio excelente entre o malte, o lúpulo e o acabamento frutado. De facto, uma cerveja como uma cerveja costumava ser…

A Zatec é carbonatada durante a fase de fermentação. Em nenhum momento é adicionado CO2 – permitindo um sabor menos gasoso.

Produtos da marca disponíveis em Portugal

Žatec ORGANIC CELIA – Cerveja Checa Sem Glúten e Biológica

Cerveja com Certificação de Produtos sem Glúten e Biológico, cuja missão é providenciar uma experiência agradável de beber cerveja a pessoas para quem a cerveja era até aqui um prazer proibido. CELIA é uma lager leve, que é produzida de forma única e patenteada, que preserva o sabor típico da tradicional cerveja Checa.

Permite ser consumida por pessoas que sofrem da doença celíaca, que não podem beber os comuns tipos de cerveja. Também aqueles que seguem uma dieta isenta de glúten por outras razões, podem agora desfrutar de uma verdadeira grande cerveja.    

Volume de álcool:    4.5 %

Medalha de Ouro na categoria das Cervejas Sem Glúten no mais prestigiado concurso Mundial de Cervejas, World Beer Award 2016

O que os especialistas dizem sobre a Žatec…

Roger Protz, decano dos escritores sobre Cerveja, disse da Žatec- «a cerveja tem um delicioso aroma de frutas e paladar… um muito bom equilíbrio entre malte, lúpulos e acabamento frutado…»